quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A HISTÓRIA DO PERFUME POR BELLUGA

Como dissemos no início deste Blog, a história do perfume tem a idade do fogo, portanto é muito antiga e caminhou com o homem através de sua aventura civilizatória.

PARTE UM

O homem utiliza óleos, bálsamos, incensos, como uma prática comum nas mais antigas civilizações. Sempre com um propósito especial, na maior parte das vezes ritualístico.

As primeiras referências histórica mais consistentes vem do Oriente Médio. mais especificamente do Egito Antigo, como comprovam as escavações arqueológicas daquela região.

Os vasos de alabastro eram utilizados para guardar e conservar esses líquidos, ou seja, os primórdios do que hoje conhecemos como perfumes.

Estes vasos eram extremamente elaborados, verdadeiras jóias. e não nos é difícil imaginar, que as pessoas que os usavam eram também especiais, dentro da organização social em questão. Os sacerdotes manipulavam esses líquidos e homenageavam seus deuses com os mesmos.
Portanto, os primeiros perfumes não estavam nem de longe acessíveis a qualquer pessoa.

Os líquidos perfumados eram verdadeiras "pontes "de ligação entre o homem e o além. Como uma espécie de portal sagrado.
A mumificação utilizava vários tipos de líquidos perfumados, que cumpriam diferentes funções no processo.

Vale destacar que as especiarias se juntavam aos unguentos, bálsamos e óleos, revelando um conhecimento químico bastante interessante já nesta época.
Toda essa preparação também continha substâncias antiparasitárias, o que explica a conservação extrema das múmias egípcias.


NÃO ESQUEÇA DA NOSSA GINCANA.

GANHE PONTOS.

USE BELLUGA.

ATÉ O PRÓXIMO CAPÍTULO !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário