domingo, 2 de outubro de 2011

mais um poquinho do mundo do perfume...os prazeres da Vida

BOM DIA, BOM DOMINGO, QUERIDOS

Como feito anteriormente aqui, continuamos com algumas informações interessantes sobre o MUNDO DOS PERFUMES por BELLUGA PERFUMARIA ARTESANAL :

Omundo desde sempre conheceu diferenças sociais. Desde cedo, ricos, remediados e pobres souberam ocupar seus lugares na chamada sociedade civilizada. Com o perfume nada de diferente. Só muito recentemente, popularizou-se. Entenda-se recentemente, pós revolução industrial, séc.XIX.

Hoje, podemos comprá-lo, literalmente, em qualquer lugar, mas nem sempre foi tão fácil.

Tudo e mais um pouco, você encontrará no livro que estamos preparando e se tudo der certo, em 2012 será lançado. QUE OS DEUSES DO OLIMPO DIGAM AMÉM !

Voltando...

As ess~encias sempre foram dispendiosas em sua extração. Antigamente, quando ainda não havia os sintéticos ou aldeídos, as flores por exemplo, precisavam ser colhidas nas primeiras horas da manhã, por mãos delicadas, aos milhares, para que alguns ml de essência fossem produzidos, e depois uma fragrância.

A criação de um perfume pode durar anos. Sério. Dependendo do nível de pesquisa, das ess~encias envolvidas e suas procedências, chega-se sim, a anos de elaboração de um buquê. É algo delicado, complexo, que envolve um apurado senso estético e muita, mas muita informação. Ser um perfumista ou um "nose-behind" é função para poucos eleitos. O sujeito ou senhora têm que ser capaz de identificar centenas, às vezes, milhares de aromas. Têm que ser super equipados em termos de memória olfativa!

É por essas e outras razões que um perfume de marca custa tão caro, pois envolve uma série de procedimentos caros também, e depois vem a embalagem, que é fundamental, e principalmente, a máquina publicitária que o lançará e vai mantê-lo na mídia global.

Ter um perfume hoje, é como ter uma roupa de grife, um carro da moda, ter seus 15 segundos de fama.
Um perfume de marca conceituada é status garantido.
Mas apesar disso, muitos criadores estão trocando de bom grado, a fama pela grana. E hoje, ninguém se importa de ter seu perfume associado a um funk brasileiro, como o caso do 212 C.H. SEXY MASC.
O nome "212" é o código de N.Y. Popular o suficiente para você?
O dinheiro mais do que o bom gosto, está na ordem do dia.
A burguesia pode feder até mais ou tanto quanto a aristocracia, mas ninguém liga, desde que haja consumo, muito consumo.

O PERFUME É ALGO MUITO, MUITO PESSOAL.

DESCUBRA A SUA FRAGRÂNCIA PREFERIDA, A SUA IDENTIDADE AROMÁTICA.

Tenha um excelente dia, celebre a vida e seus prazeres!!!

Beijo-lhes

BELLA BELLUGA

Um comentário:

  1. Que delícia ler esse blog, Bella! Me lembrou um livro do Alain Corbin chamado Saberes e Odores, que li já tem algum tempo e gostei muito. Mas confesso que ele vale pela história das sensibilidades, já seu post vale pela sensibilidade em si, delicado, crítico e sugestivo! Que venha o livro, quero ler!

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